






















O ponto de início do percurso é no Parque de Merendas, na povoação da Granja, freguesia de Mões. Seguem-se as marcas e sinalética atravessando o alto das Rebolinças (parte da serra) onde se é privilegiado por uma fantástica paisagem sobre o Rio Paiva. Antes de chegar às margens do rio encontra uma placa informativa indicando um percurso alternativo que será útil no caso de o caudal estar elevado. Este rio teve, e ainda tem, na vida da população local, uma grande importância nas suas tradições, quer na moagem dos cereais, passando-se por vários moinhos, nomeadamente pela antiga indústria de moagem da Rabaçosa, quer na pesca, como forma lúdico-desportiva, ou como regadio dos campos, em que a água é conduzida através de regos ou levadas.
Ao longo do percurso, encontram-se vários pontos de interesse que merecem uma atenção especial, como a Mina do Porto Seixo, desaconselhando-se no entanto a sua entrada, a Cascata do Toqueiro, os Soutos do Redondelo, Moinhos e Alpoldras da Ponte, que ainda hoje são utilizadas para a travessia do Rio Mau, afluente do Rio Paiva, e o Moinho da Ribeira, moinho comunitário.
Na parte final do percurso, já na aldeia, destaca-se a passagem pelos Canastros e Palheiros do Fojo.
Distância: 10.7 km Dificuldade: 2 Tipo: Circular Altitude Máx: 631 m Altitude Min: 489 m Início: 40.895454, -7.879246 ( Ver no Google Maps ) Âmbito: Paisagístico, cultural Sentido Recomendado: Anti-horário Distrito: Viseu Concelho: Castro Daire Uso de GPS: Recomendado