• HOME
  • PERCURSOS
  • EVENTOS
  • CONTACTOS
  • PR3 - Forte e Valorosa Vila de Arronches ( ARR )

    Descrição do Percurso

    Este percurso é acessível para praticamente todos os tipos de caminheiros, oferecendo um trajeto sem grandes desníveis e bem equilibrado entre paisagens de natureza rural e áreas urbanas. O caminho é marcado pelas diversas travessias do Rio Caia, através das suas várias pontes, e proporciona a observação de inúmeros vestígios culturais ao longo do percurso.

    Começa-se o trajeto no centro histórico de Arronches, onde se encontra a Igreja Matriz, datada do século XIII. Daqui, percorrem-se as ruas estreitas e típicas de uma vila medieval cercada por muralhas. Chegando ao Rio Caia, segue-se pelo moderno e atraente passeio ribeirinho. Após atravessar o rio, vira-se à esquerda para seguir por um caminho rural, evitando assim a estrada asfaltada. Esta leva-nos até à estrada nacional EN246, que se percorre por alguns metros até encontrar o primeiro desvio à direita, que nos conduz por um caminho rural, atravessando um bosque de montado e passando por campos de olival cercados por muros.

    O percurso passa por antigas casas de exploração agrícola, continuando sempre por montado de sobro e azinho de povoamento disperso. Após o Monte da Tapada do Diogo, vira-se à direita por um caminho rural que leva até à entrada do Monte D'El Rei. A partir daí, vira-se novamente à direita para seguir por um caminho rural asfaltado. No outeiro da Safra, onde se encontra o marco geodésico com esse nome, podem ser observados os vestígios de uma antiga pedreira de granito negro. A descida começa, revelando um panorama deslumbrante da branca vila de Arronches ao longe.

    Ao chegar à zona industrial, o percurso volta a seguir junto ao Rio Caia, pelo Caminho do Vassalo, passando pela bonita fonte barroca e alcançando a ponte quinhentista do Crato.

    A partir deste ponto, o caminho contorna a vila pelo flanco norte, seguindo junto ao rio, onde se podem admirar as pequenas explorações agrícolas, os rebanhos, as construções típicas como as "barracas de horta", e uma velha azenha abandonada, esquecida pelo tempo. Após cruzar o rio uma última vez, o percurso sobe até o alto da vila de Arronches, onde é possível admirar a torre medieval e a magnífica fonte de Elvas, construída em mármore e adossada às traseiras da Igreja de Nossa Senhora da Luz. Por fim, percorrem-se as ruas estreitas, observando as variadas tipologias arquitetónicas, desde o traçado medieval da urbe até aos vistosos padrões de azulejos dos edifícios em estilo Arte Nova.

    Detalhes Técnicos do Percurso

    Distância: 10.2 km
    Dificuldade: 1
    Tipo: Circular
    Altitude Máx: 312 m
    Altitude Min: 253 m
    Início: 39.117687, -7.285970 ( Ver no Google Maps )
    Âmbito: Ruralidade
    Distrito: Portalegre
    Concelho: Arronches
    Uso de GPS: Recomendado

    Mapa do Percurso

    Tempo Arronches

    Hoje
    Chuva/aguaceiros
    Max: 12
    Min: 10
    Amanhã
    Céu pouco nublado
    Max: 18
    Min: 8
    DOM
    Céu pouco nublado
    Max: 17
    Min: 8
    SEG
    Chuva/aguaceiros
    Max: 13
    Min: 6
    TER
    Chuva/aguaceiros fracos
    Max: 12
    Min: 6
    QUA
    Céu nublado por nuvens altas
    Max: 14
    Min: 5
     

    Contactos Úteis

    Câmara Municipal de Arronches: +351 245 580 080
    Posto Municipal de Turismo: +351 245 580 085
    Centro de Saúde: +351 245 589 100
    Informações anti-venenos: +351 217 950 143
    GNR: +351 245 580 020
    Bombeiros Voluntários: +351 245 583 274
    Junta de Freguesia de Assunção: +351 245 583 239