• HOME
  • PERCURSOS
  • EVENTOS
  • CONTACTOS
  • PR14 - Rota do Corredor de Mouros ( MTG )

    Descrição do Percurso

    A Rota do Corredor de Mouros, dotada de uma mística e beleza inquietante, transborda de biodiversidade, possibilitando a descoberta de uma extraordinária variedade cromática e morfológica.

    Repleto de pontos de interesse atractivos à observação, à prática de actividades de natureza e ao repouso, o trilho oferece a visita à extensa e imponente cumeada do Corredor de Mouros (daí a sua designação), a eiras ancestrais, à Capela da Senhora do Carmo, Capela de São Lourenço, a afloramentos quartzíticos, à magia do Covão da Ponte, entre outros locais de difícil descrição.

    Possuidor de uma beleza natural, o Covão da Ponte dispõe de espaços verdes que permitem aos visitantes desfrutar de momentos agradáveis em contacto com a natureza, embalados pelos chocalhos dos rebanhos e iluminados pelas estrelas.

    Na envolvente, as searas de centeio de altitude desenham mosaicos em tons de dourado e castanho, constituindo um exemplo de um ecossistema criado pelo Homem que fornece um habitat para diversas espécies cinegéticas.

    Esta rota permite aos caminheiros o contacto directo com as gentes, a cultura e tradições do concelho de Manteigas. Ferreira de Castro, em "A Lã e a Neve" (1947), " Os serranos, que nas solidões da Estrela ora pastoreavam as suas ovelhas, ora teciam a lã que elas forneciam ". Destas intensas actividades subsistem hoje memórias associadas à permanência e especialização de saberes, de gestos de trabalho e da produção de artefactos, cristalizados numa extensa cultura pastoril e lanificial.

    Destacam-se ainda os carvalhos monumentais que circundam a Capela de São Lourenço, lugar precioso e testemunho vivo da história.

    No percurso abundam os matos rasteiros (urze, giesta, sargaço, etc.), que se assumem como um abrigo para uma ampla diversidade de fauna, como o falcão-peregrino, o morcego-de-ferradura-pequeno, o coelho-bravo e o taranhão-caçador que enfrentam risco de extinção elevado. Para além destes, habitam esta área a doninha, a fuinha, a lontra e o javali, o sapo-comum, a rã-ibérica, a cobra-de-pernas-pentadáctila e a cobra-de-água-viperina, entre outros.

    Detalhes Técnicos do Percurso

    Distância: 15.5 km
    Dificuldade: 3
    Tipo: Circular
    Altitude Máx: 1298 m
    Altitude Min: 925 m
    Início: 40.442, -7.51523 ( Ver no Google Maps )
    Sentido Recomendado: Horário
    Distrito: Guarda
    Concelho: Manteigas
    Uso de GPS: Recomendado

    Mapa do Percurso

    Tempo Manteigas

    Hoje
    Chuva/aguaceiros fortes
    Max: 7
    Min: 6
    Amanhã
    Céu pouco nublado
    Max: 11
    Min: 5
    DOM
    Céu pouco nublado
    Max: 12
    Min: 4
    SEG
    Chuva/aguaceiros
    Max: 8
    Min: 4
    TER
    Chuva/aguaceiros
    Max: 7
    Min: 3
    QUA
    Céu parcialmente nublado
    Max: 9
    Min: 3
     

    Onde Dormir em Manteigas

    Vale do Zêzere Hotel
    O Vale do Zêzere Hotel disponibiliza acomodações, um bar, acesso Wi-Fi gratuito em toda a propriedade e estacionamento privado gratuito para os hóspedes que conduzem em Manteigas, a 700 metros das Termas de Manteigas e a 6 km do Skipark de Manteigas. Esta propriedade com serviço de quartos também dispõe de um terraço. O hotel providencia quartos familiares.

    Hotel Berne
    Situado na Serra da Estrela, este hotel de Manteigas apresenta quartos com varandas com vista para as paisagens florestais da Serra da Estrela.

    Mais alojamentos em Manteigas
     

    Contactos Úteis

    Emergência: 112
    SOS Incêndios: 117
    Câmara Municipal de Manteigas: 275 980 000
    Posto de Turismo de Manteigas: 275 981 129
    GNR - Posto Territorial: 275 981 559
    Bomb. Voluntários de Manteigas: 275 982 333