


















É um percurso circular de pequena rota com elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental. Apresenta uma extensão de 5,5 km percorrendo terrenos situados em altitudes de 500 a 800 metros.
O percurso tem início no largo junto à EN225, seguindo uma estrada rural até à Estrada Municipal (EM). Seguindo a EM até à ponte da Dorninha, encontrará o Poço Negro, umas quedas de água situadas no ribeiro de Mós.
Seguem-se as marcas amarelas e vermelhas até encontrar os moinhos em cascata, denominados de Moinhos da Quinta. Aqui poderá descansar e desfrutar da paisagem e frescura das águas do ribeiro. Continuando o percurso, a uns metros mais à frente, encontrará a cascata da Tojosa. Ao atravessar o ribeiro tenha cuidado com o piso molhado e escorregadio. Passará por umas escadas em xisto que atravessam terrenos agrícolas, até chegar novamente à EM. Daqui vire à sua direita e passará pela ponte da Tojosa, onde poderá visualizar outro moinho.
Distância: 6.0 km Dificuldade: 2 Tipo: Circular Altitude Máx: 717 m Altitude Min: 525 m Início: 40.935317, -8.028550 ( Ver no Google Maps ) Âmbito: Paisagístico, cultural Sentido Recomendado: Anti-horário Distrito: Viseu Concelho: Castro Daire Uso de GPS: Recomendado