







Com início no Museu do Caramulo, a primeira etapa da GR explora a vertente mais povoada da serra, aproveitando parte do traçado da Rota dos Laranjais para descobrir a vila do Caramulo, os espigueiros de Janardo e a arquitetura religiosa e vernacular de Figueiral, Vila de Rei, Rocio e Quintal. Quase sempre por caminhos agrícolas ou florestais, observam-se os diversos tipos de cultivo das hortas locais e pequenas manchas de floresta que em alguns espaços formam extraordinárias relíquias naturais. A etapa rumo a Múceres, além da floresta, encontra o líquido que lhe dá vida, a água, e as fortes correntes que durante séculos moveram os rodízios dos moinhos que agora vigiam os leitos, em repouso. Já de Múceres a Jueus, percorre os caminhos florestais mais selvagens e isolados.
Á medida que sobe a serra, abrem-se janelas paisagísticasde beleza ímpar e grandes blocos de granito começam a surgir, assumindo o Caramulinho o centro de todas as atenções com a sua curiosa forma piramidal. Pela cumeada retorna-se á vila do Caramulo, podendo optar pela variante GR53-1 antes de Cadraço e descobrir o miradouro do Cabeço da Neve e a floresta de coníferas que o guarda.
Distância: 25.0 km Dificuldade: 2 Tipo: Circular Altitude Máx: 1068 m Altitude Min: 214 m Início: 40.5692, -8.17154 ( Ver no Google Maps ) Âmbito: Paisagístico, cultural, histórico Sentido Recomendado: Horário Distrito: Viseu Concelho: Tondela Uso de GPS: Recomendado